Matéria Publicada na Revista Hotéis
(http://www.revistahoteis.com.br/o-melhor-da-culinaria-hoteleira-hotel-four-points-by-sheraton-curitiba/)
Autora: Tânia Coelho*
Fotógrafo: Fred Kendi
Historicamente sabemos que os hotéis de luxo, principalmente os europeus, foram os precursores dos grandes restaurantes. Endereços como o Savoy em Londres, o Crillon e o Ritz em Paris tornaram-se referências da alta gastronomia. Esta tradição ainda hoje é mantida em muitos países, inclusive no Brasil onde a importação de grandes chefsinternacionais pelas redes hoteleiras influenciou a consolidação da culinária brasileira entre as mais apreciadas internacionalmente.
O Four Points by Sheraton, por ser um hotel de luxo que está presente em algumas das cidades mais fascinantes do mundo, nos possibilita experimentar o padrão de excelência que caracteriza esta Rede aqui mesmo em Curitiba, numa fascinante viagem gastronômica através do melhor da culinária internacional.
O Carré de Cordeiro é uma carne extremamente macia e suculenta
Serviço:
Four Points by Sheraton Curitiba
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 4211
Bairro: Batel – Curitiba – PR
Fone: (41) 3340-4000
Fax: (41) 3340-4001
www.fourpoints.com/curitiba
Modalidade: A la carte
Preço do prato: R$ 98,00 + 10% de taxa de serviço
Capacidade: 150 pessoas
No ambiente totalmente remodelado do seu Catanzaro Ristorante, o Four Points by Sheraton nos brinda com o delicioso Carré de Cordeiro.
Na elegância da apresentação está a marca registrada do Hotel e do seu chef – Clariosvaldo Santos, que trabalha com gastronomia há vinte e quatro anos e tem, nos seus trinta e nove anos de idade, em seu currículo o Quality Curitiba e a Rede Atlantica.
Desde 2014 ocupa o cargo de chef de cuisine no Four Points e sua paixão pela profissão está em cada detalhe dos seus pratos, na sutileza dos temperos e exatidão das texturas – “Acredito que a comida tem muito a ver com sentimento, o que me inspira é o amor que tenho por minha profissão. Gosto de apreciar a satisfação e o prazer, quando vejo pessoas comendo algo que eu cozinhei.”
Podemos confirmar isto ao sermos “apresentados” ao prato selecionado – o Carré de Cordeiro – que nas mãos do chef Clariosvaldo tem a sofisticação e elegância necessárias para nos despertar o primeiro sentido – o visual, o aroma equilibrado e aconchegante – uma festa para o nosso olfato, a textura perfeita de uma carne extremamente macia e suculenta para o tato e, naturalmente, o sabor inconfundível, marcante e saboroso que traz ao nosso paladar uma experiência única, indelével.
Sabemos que a magia da culinária, não está nos ingredientes da poção, e sim no toque mágico das mãos que os misturam, mesmo assim, destacamos agora, os que são usados nesta iguaria servida no Four Points.
O prato é elaborado com 200 gramas de carré de cordeiro, corte francês tradicional, servido com cuscuz marroquino condimentado com cebolas, balsâmico, sal e pimenta. O queijo camembert originalmente da região da Normandia ou o brie no Noroeste da França complementam o prato.
Cabe destacar que há apenas alguns anos a carne de cordeiro recebe o merecido destaque. Seu corte mais nobre é o carré que é retirado entre a sexta e a décima terceira costela do lombo e é também conhecido como french rack, ou corte francês. É uma carne versátil, com alto nível protéico e baixo colesterol.
Reza a lenda, ou melhor – o mito que o ato de brindar, “tilitar” as taças seria a maneira de Dionísio – o deus grego do vinho acionar os cinco sentidos, tornando a experiência sensorial da degustação completa e, para que nossa experiência também se complemente o Malbec ou um Cabernet Sauvignon são as indicações para harmonizarem com este prato.
Então…
Tintin!!!…Bon apetit!